quarta-feira, 9 de maio de 2007

Para onde vão...

As latinhas

Paola Sánchez


O lixo é considerado resíduo sólido gerado pelas atividades humanas. Boa parte destes podem ser reciclados, gerando muitos benefícios. Quando destinamos o lixo para locais próprios e adequados estamos contribuindo para garantir a qualidade do meio ambiente. Porém, o importante não é somente a proteção do meio ambiente, o lixo também pode gerar economia de recursos naturais e contribuir com o crescimento econômico. O alumínio pode ser aplicado de diversas formas: na fabricação de grades, janelas, telhas, panelas, artigos eletrônicos etc. O alumínio é 100% reciclável, podendo ser aproveitado infinitas vezes, sem perda de qualidade. Reciclar materiais, especialmente as latas de alumínio produz inúmeros benefícios ambientais como: preservação dos recursos naturais, diminuição da poluição do ar e das águas e diminuição da quantidade de resíduos a serem aterrados; e sociais como: diminuição da agressão ao meio ambiente, contribuição no aumento de renda de famílias carentes e benefícios a entidades assistenciais. Na área econômica, sem precisar de grandes investimentos, a reciclagem aumenta os recursos da economia local, gera empregos e fonte de renda para mão de obra não qualificada, além de economizar energia elétrica. A reciclagem do alumínio beneficia então, a comunidade e o meio ambiente.
Mas, o que acontece com as latinhas?. Após a coleta das latinhas de alumínio em um prazo de menos de dois meses a nova lata de alumínio retorna para as prateleiras dos supermercados.





1-2. Depois de usada, a lata é levada aos postos de coleta pelos catadores.
3. Nesses locais as latinhas são prensadas em fardos.
4. Em seguida, são enviadas para o Centro de reciclagem, onde as
latas são lavadas e é retirado o verniz, a tinta e o óleo.
5. Após a limpeza, as latas são transformadas em alumínio liquido.
6. O alumínio liquido é transferido para a área de refusão, e é
solidificado em forma de placas.
7. As placas são laminadas e são usadas como matéria prima na
fabricação de novas latas de alumínio.
8. De volta às fábricas de bebidas, as latas são enchidas novamente.

O campo da reciclagem de alumínio é amplo e proporciona meios de sobrevivência para muitos, desde simples catadores que recolhem pequenas quantidades, até a grandes empresas que lucram economizando energia para gerar alumínio primário. Outro aspecto importante na reciclagem se refere ao meio ambiente, a decomposição natural de uma lata de alumínio pode demorar mais de 1000 anos!! Por isso é importante a conscientização da população em destinar os resíduos para locais adequados. Reciclar não custa nada para nós! Por isso, se você não gosta de catar latinhas, pelo menos não as jogue nos locais inadequados, com certeza sempre vai ter um recipiente de reciclagem por perto.



Fonte:

- “Lixo Urbano e Reciclagem de latas de alumínio” por Valeria Cristina Soares Moreira.


Paola Ma. Sánchez M., é bióloga, co-fundadora do Impar e integrante do Conselho Editorial. Moradora da Residência Maria Imaculada – Ipiranga- São Paulo- S.P.
sanmart_11@hotmail.com

Nenhum comentário: