quarta-feira, 11 de julho de 2007

Mural Cultural

Foto: Thamata Barbosa

Ariane Castelo
O mês das férias começa animado com a chegada em São Paulo do Anima Mundi, o festival passa pelo Rio antes e fica aqui de 11 a 15 desse mês no Memorial da América Latina, serão exibidos clássicos de Normam Maclaren entre outras animações, a entrada no evento é $6, e pode ser livre, da pra consultar no site animamundi.com.br

Agora posso dizer que sou Cinéfila de carteirinha, o HSBC Belas Artes tem um programa chamado CineClube, o associado paga meia-entrada pra assistir todo mês (a cada semana uma "estréia") uma coletânea com clássicos do cinema entre outras vantagens.

Continuando no cinema, que está recheado de estréias franceses e de amor, chega esse mês Paris, te amo, 21 diretores contam cada um uma história que se passa em diferentes bairros da amada Paris, cada um mostra um olhar sobre a cidade luz.

Em Quatro Estrelas, uma professora recebe uma herança e viaja a Riviera Francesa onde conhece um estranho empresário. Já No Calor do verão, um homem rude se envolve com uma jovem sedutora num acampamento de verão. Pra fechar a coletânea particular de estréias, Medos privados em Lugares públicos de Alain Resnais expõe a vida de seis pessoas distintas com um único objetivo: o Amor, também em Paris.

Quem não gostar da minha coletânea pode conferir a Mostra de Cinema Francês da Sala Cinemateca, e se perder na hora de decidir qual dos mais de 20 filmes ver.

Ainda em cartaz no Bar Teatrix, que fica na Peixoto Gomide, a duas quadras da Paulista, está a peça 121.023J . Gostei da forma intimista dessa história onde um garoto sai pra comprar pão e nunca mais volta pra casa. A história é baseada na vida do pai da autora que sobreviveu a campos de concentração na Alemanha, e corre-se o risco de encontrá-lo numa participação especial.$20, estudante paga meia.

Vou fechar essa coluna indicando uma exposição fotográfica chamada Dear Sarajevo, em cartaz na Caixa Cultural. O jornalista Fernando Costa Netto fotografou a capital da Bósnia-Herzegovina em dois períodos 1993, 1994 e 2006, no primeiro Fernando mostra uma cidade cheia de história destruida por uma guerra que poucos de nós ouvimos falar já no segundo período a mesma cidade surpreendentemente 12 anos depois com cara de metrópole, cheia de vida. É impressionante ver o antes e o depois de uma guerra.Meu selo ímpar esse mês sem dúvida vai pra essa esposição. Mas além dela há outros eventos na Caixa Cultural, a maioria com entrada gratuita.


Ótimas Férias!


Ariane Castelo

2 comentários:

Anônimo disse...

Ari,
é sempre uma delícia ler como você escreve! Você envolve o leitor e... não só escreve como "quem sabe o que diz", uma vez que foi lá e viu antes de indicar, mas escreve "sabendo o que o leitor deseja ver".
Parabéns! O "Ímpar" fica mais "Par" com sua coluna!
Uma sugestão: que tal arriscar-se na indicação de alguma leitura também?!?

Anônimo disse...

Eu gosto da forma como você escreve: Educada e atrativa aos olhos de quem lê. Gosto de ler o que você escreve mais de uma vez, porque cada vez que leio parece que é a primeira vez, formando uma nova opnião, uma espécie de adendo ao primeiro ponto de vista. Gosto, porque você gosta e sabe do que escreve e transmiti além dos textos indicativos a sensação, a sinceridade e o sentimento do que assistiu!

Bjos!

Tham