Gabriela Paiva
( Ler ouvindo Quizás, Quizás, Quizás Sara Montiel , é só clicar no nome da música para ouvir, mas fácil que isso só indo pescar no pesque e pague.)
Ele foi assistente admnistrativo da companhia telefônica estatal, cantor de banda de rock, ator de teatro, mas para alegria geral dos cinéfolos acabou entrando para o cinema. Sua família pertencia a classe proletariada, portanto, nunca pode estudar para isso.
Nasceu em Calzada de Calatrava, La Mancha, Espanha em 1951. Sua família emigrou para Extremadura quando ele tinha oito anos, e lá ele estudou com os Salesianos e os Franciscanos, que lhe ensinaram como perder a fé em Deus, e trouxeram inspiração para escrever o roteiro de Má Educação que foi o 1º filme espanhol a ser escolhido para abrir o Festival de Cannes.
Durante o tempo que morou em Extremadura ele começou a ir ao cinema compulsivamente. Aos 16 anos mudou-se para Madri, sozinho, levando na bagagem coragem e o ideal de estudar e fazer filmes. Mas foi impossível matricular-se na Escola Oficial de Cinema, já que tinha sido fechada recentemente. No entanto isso não o deteu, como faria um verdadeiro discípulo de Dom Quixote de La Mancha, resolveu que, já que não poderia aprender na teoria, iria aprender na prática.
Era final dos anos sessenta, e apesar da Ditadura, para um adolescente Madri era a cidade da Liberdade e Cultura. Trabalhou em inúmeros quebra-galhos, mas foi com o salário recebido na companhia telefonica, que pode comprar sua primeira camâra, uma Super-8. Trabalhou nessa empresa por 12 anos, que foram muito úteis para esse contador de estórias, pois pode conviver com a classe média espanhola no início da era do consumismo, seus dramas e indigência.
Juntou-se ao Grupo de Teatro "Los Gollardos", onde durante dias e noites fez filmes com a sua Super-8. Começou a escrever estórias para Revistas Alternativas. Foi membro da Banda Punck-Rock, “Almodovar e McNamara", onde se apresentava travestido. A sorte marcou presença no lançamento do seu primeiro curta-metragem, a Democracia Espanhola estreou no cenário nacional na mesma época.
Após um ano e meio estréia seu primeiro Longa, “Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón (1980)”. A partir dai, filmar ficou sendo segundo vício dominador, ele dedicou-se a escrever e dirigir seus filmes. Suas películas são sempre muito vivas, e exibidas em todo o mundo.
Suas vivencias ulteriores trazem consigo a produção de Labirinto de Paixões (1982), Matador (1986), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, sendo o filme estrangeiro de maior bilheteria nos Estados Unidos no ano de 1989, e o filme espanhol de maior sucesso em todos os tempos. Seguindo sua carreira com Ata-me! (1990), Carne Trêmula (1997) e o grande sucesso mundial Tudo Sobre Minha Mãe (1999), que venceu o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e lhe rendeu vários prêmios e indicações em todo mundo, consagrando Almodóvar no cenário da sétima arte.
Seu novo filme, Volver, que foi recentemente lançado no Brasil, conta no seu elenco com as participações de Penélope Cruz e Carmen Maura. Dizer que se trata de um filme sensível seria pleonástico já que se trata de uma caraterística de Almódovar, Volver é um trabalho de um diretor maduro, que sabe o que pôr em cena. Pode não ser o melhor filme, eu particularmente prefiro Fale com ela (em que a trilha sonora de Alberto Iglesias ecoou pungentemente os acordes sublimes de sua música no meu córtex cerebral), mas com certeza é um de seus melhores trabalhos.
Vale a pena conferir! Fora Almódovar, só Chico Buarque para entender tão bem a alma feminina.
Curiosidades:
- Carmem Maura já atuou em 7 filmes do Almódovar: Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón (1980), Maus Hábitos (1983), Que Fiz Eu para Merecer Isto? (1984), Matador (1986), A Lei do Desejo (1987) e Volver (2006).
- Caetano Veloso deu o ar de sua graça em Fale com ela cantando Cucurrucucú Paloma .
- Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor.
- Ganhou o Prêmio Oficial da Ordem das Artes e Letras do Ministério da Cultura Francês.
Fontes de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Almod%C3%B3var
http://www.allmodovar.com.br
http://www.adorocinema.com.br/
Fontes de Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Almod%C3%B3var
http://www.allmodovar.com.br
http://www.adorocinema.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário